Notícias
Confira as últimas notícias da área de atuação da Statera e fique sempre bem informado.
Parto na água
12 de Novembro de 2024. Melania Amorim
Uma revisão sistemática e meta-análise dos desfechos maternos e neonatais sobre Parto na Água
Revisão sistemática e meta-análise dos desfechos maternos e neonatais sobre Parto na Água.
Essa revisão sistemática é endossada pelo STATERA Cursos e demonstra que à luz das evidências atuais parto na água é seguro e associado a desfechos favoráveis para parturientes e seus bebês.
Essa revisão sistemática é a mais completa publicada até hoje e inclui tanto ensaios clínicos randomizados como estudos observacionais. É muito difícil realizar ensaios clínicos sobre tipo de parto porque é difícil encontrar mulheres para quem "tanto faz" parir na água ou fora da água. Sendo assim, mesmo com as limitações inerentes, eu concordo com a inclusão de grandes estudos observacionais para melhorar a análise de diversos desfechos clinicamente relevantes.
De acordo com essa revisão psistemática, quando comparado ao parto em terra firme, o parto na água não parece aumentar o risco da maioria das complicações maternas e neonatais. Não há aumento do risco de infecção materna. Há redução do risco de infecção neonatal, hemorragia pós-parto, baixos escores de Apgar, reanimação neonatal e admissão em UTI neonatal.
Como qualquer outro método de parto, o parto na água tem suas considerações e riscos potenciais únicos, que devem ser avaliados cuidadosamente por profissionais de saúde e futuros pais. No entanto, com as precauções adequadas, o parto na água pode ser uma escolha razoável para mães e bebês, em locais equipados para prestar assistência a partos na água de forma segura.